27 de abril de 2009

OFICINA DE MOSÁICO


Materiais Utilizados: Base em madeira, pastilhas, cola cascorez e rejunte.


OBJETIVO: Estimular a percepção da linguagem visual e estética, experimentar materiais, texturas e suportes diferentes, possibilitar a transformação, reutilização e construção de elementos e formas.
O concreto partindo-se em pedaços, se fazendo cacos,a cola que faz aderir à base, as várias cores que se misturam, confundindo e fazendo significado.A imagem da criação fazendo realidade,assim é a arte do mosaico, pedaços colados, fazendo junção, formando o todo. O coletivo que se integra, formando o todo, fazendo emergir a construção e a aparição da forma, o processo de descoberta surge, o valor do ser, se constitui.
O que verificamos nesse seguimento é a semelhança com a educação, porque verificamos nesse fazer, o movimento, a multiplicidade de elementos em direção a representação dos conteúdos, os quais se misturam e se concretizam ampliando em cada educando a forma de ser e sentir a informação.
Dentro da Psicologia por sua vez, o que verificamos é a quebra do todo que esta cristalizado, em pedaços, os quais dentro de uma combinação que cada sujeito irá decidir, de forma paulatina vai se misturando os cacos, até obter a forma desejada. Nessa construção é possível se reconstruir, se reorganizar ou rearranjar. E é através desse rearranjar que se muda o olhar, porque o que estava dentro vai para fora sendo, quebrado e remontado, voltando para dentro, com um novo significado, um novo símbolo.

MONTAGEM:



RESULTADO: